Dicas

Encordoamentos Savarez para violão nylon – aprenda modelos e seus nomes aqui!

Savarez violão nylon

Você já deve ter se perguntado inúmeras vezes o que significam os números e letras que aparecem nos modelos de corda da marca Savarez para violão nylon.

Como mesmo violonistas experientes não entendem inteiramente o significado, há muita confusão na busca por um determinado modelo quando não se sabe interpretar a nomenclatura desenvolvida pela marca.

Portanto, leia esse conteúdo e aprenda de uma vez por todas como identificar corretamente o nome dos modelos e suas características relacionadas a materiais e tensões.

Passaremos as informações do fabricante e um pouco das particularidades do comportamento das cordas para violão de nylon.

É claro que alguns vão ter opiniões divergentes sobre a característica de cada corda (fato que sinceramente respeitamos bastante). Então, fica o convite para deixar nos comentários, a sua opinião. Seja bem-vindo.

Primas e bordões encontrados nos modelos Savarez para violão nylon

Como ocorre na maioria das marcas de cordas de nylon para violão, a Savarez usa nomenclatura distinta para primas (cordas agudas; 1, 2ªe 3ª) e bordões (baixos, cordas graves; 4ª, 5ªe 6ª).

1 – Identificando as primas Savarez

As primas tem um nome e recebem uma LETRA MAIÚSCULA correspondente que a identifica. Assim, as primas da Savarez serão:

1.1 – Tradicional (não recebem letra de identificação – exceção que explicaremos abaixo):

Nylon fosco (leitoso), levemente áspero. Esse é o primeiro tipo de nylon produzido pela Savarez. São cordas mais grossas, densas. Por isso, tem som encorpado, escuro relativamente opaco. Sua superfície áspera é outro ponto marcante. Permite maior segurança para manter posições fixas da mão esquerda sem deslizes indesejáveis por suor. Por outro lado, isso também dificulta mudança rápida de posição. Soam bem para quem toca acompanhamentos principalmente em música popular.

 

Savarez Tradicional primas foscas

Primas Savarez Tradicional tensão alta e extra-alta. Detalhe da corda sol – nylon fosco (leitoso) e levemente áspero.

1.2 – New Cristal (identificada pela letra C):

Nylon retificado, cristalino, superfície lisa. São cordas muito equilibradas, com excelente afinação. Timbre é claro mas também fornecem boas possibilidades de exploração de timbre. Assim, respondem bem as exigências de clareza de notas individuais sendo perfeitas para repertório solo seja em música popular ou erudita.

 

Primas Savarez New CistalPrimas Savarez New Crsital tensão média e alta.   Detalhe da corda sol – nylon translúcido, cristalino (espessura /calibre habituais).

1.3 – Alliance (identificada pela letra A): fluorocarbono.

A Savarez é pioneira na produção de cordas a base de carbono. São cordas também translúcidas como o nylon, porém, mais finas, tensas, com sustain acima da média, com grande projeção e timbre bem aberto. Entretanto, são mais limitadas no que se refere a variação de timbre e sua rigidez pode gerar sobrecarga para as mãos.

Primas Savarez Alliance em carbono

Primas Savarez Alliance tensão média e alta.   Detalhe da corda sol – fluorcarbono translúcido (menor espessura /calibre).

1.4 – Creation (identificada pela letra M):

Esse é um caso particular da Savarez. Trata-se de uma combinação híbrida de primas. A corda sol (G) é Alliance, ou seja, em fluorcarbono e as cordas si (B) e mi (E) são em nylon New Cristal. É uma combinação que deixa a terceira corda com calibre muito parecido com a segunda corda deixando a tocabilidade mais homogênea. Também gera um timbre intermediário entre o doce ds primas e o metálico dos bordões.

Portanto, se você citar um modelo apenas como Savarez Alliance por exemplo, isso é insuficiente para alguém entender a qual modelo completo você está se referindo. Então, para a informação se tornar precisa, você deve complementar com os bordões para montar o jogo.

2 – Identificando os bordões Savarez

Os baixos (bordões) tem um nome e recebem um NÚMERO de identificação:

2.1 – Tradicional (identificado por 520):

São os baixos mais antigos da marca. Timbre intermediário tendendo a ser mais brilhante.

Savarez Tradicional bordões

Bordões Tradicional avulsos – tensão alta e extra-alta.

2.2 – HT Classic (identificado por 540):

São os que têm som mais claro, aberto e brilhante com intensificação nos harmônicos de média frequência. Corda vibrante, muito apreciada para choro e samba. Observação importante, o HT em encordoamentos habitualmente indica High Tension (tensão alta). O primeiro modelo de bordões HT Classic lançado pela Savarez era em tensão alta. Decidiram manter a nomenclatura “HT Classic” mesmo para o HT Classic em tensão média que veio a ser produzido depois.

Savarez HT Classic

Bordões HT Classic avulsos – tensão alta e média.

2.3 – Corum (identificado por 500):

Baixos com revestimento de liga metálica e núcleo mais flexíveis deixando-os muito confortáveis para tocar. Consequentemente facilitam vibratos belos e amplos. São os baixos mais doces e escuros da Savarez.

Savarez Corum basses

Bordões Corum avulsos tensão média e alta.

2.4 – Cantiga (identificado por 510):

São uma versão moderna da marca. Som de alta projeção e intensidade com riqueza de timbre metálico, alta durabilidade. São tensos, talvez um dos bordões mais pesados do mercado. Essa rigidez, proporciona alta velocidade de resposta ao toque. Por outro lado, pode ser incômodo a iniciantes pelo excesso de carga que produz na mão direita. Se você procura bordões que “abram” o som de seu violão (sobretudo em tampos de cedro) é uma excelente solução.

Bordões Savarez Cantiga

Bordões Cantiga avulsos tensão alta e média.

2.5 – Cantiga Premium (identificado por 510 + letra P):

São ainda mais duráveis que as Cantigas convencionais porém, ou pouco mais maleáveis deixando-as mais confortáveis de se tocar. Entretanto, não há uma perda quase significativa de projeção comparado às Cantiga e o timbre é intermediário entre os modelos Corum e Cantiga.

Bordões Savarez Cantiga Premium violão nylon

Bordões Cantiga Premium avulsos tensão alta e média.

Como saber as tensões nos modelos de cordas Savarez para violão nylon

Inicialmente recordamos que tensões tem muitos sinônimos. Por isso, nesse post, iremos adotar os termos tensão alta e média. Os sinônimos mais comuns, seriam:

  • Tensão média: normal, medium, standart, normale etc
  • Tensão alta: high, pesada, forte, stark, hard etc

As tensões na Savarez são identificadas por LETRAS MAIÚSCULAS e aparecem logo após a letra que identificou as primas. São elas:

  • R (vem de Rouge – vermelho em francês)  –  tensão média 
  • J ( vem de Jaune – amarelo em francês) –  tensão alta
  • RJtensão mista.  Alguns modelos Savarez violão nylon têm tensão híbrida (mista). Agregam tensão alta nos bordões e média nas primas e serão identificados pela união das duas letras RJ.

Compre cordas Savarez online

Nomes dos jogos completos

Agora você já entendeu como se chamam as primas e os bordões da Savarez e o significado dos números e letras, por isso, ficará tranquilo montar o quebra-cabeças! Então, vamos lá.

Daremos três exemplos práticos:

1 – Modelo Savarez New Cristal HT Classic 540CJ

O Jogo terá a seguinte constituição:
Primas: New Cristal identificada pela letra C
Bordões HT Classic identificado pelo número 540
Tensão alta identificada pela letra J

Perceba que se você usar apenas o código como guia, já é possível entender o modelo:
540 – bordões HT Classic
C – primas New Cristal
J – tensão alta

 

Vamos dar o próximo exemplo citando apenas o código:

2 – Modelo 510ARJ

Nesse caso teremos:
510 – bordões Cantiga
A – primas Alliance
RJ – tensão mista (bordões em tensão alta e primas em tensão média)

 

Concluímos que o nome do modelo seria Savarez Alliance Cantiga Tensão Mista 510ARJ

3 – Modelo 510MRJP

Anteriormente, essa sopa de letrinhas poderia parecer complicada.

Todavia, como você já entendeu o processo da nomenclatura,  agora fica fácil de decifrar:

510 mais o P – bordões Cantiga Premium
M – primas Creation (corda sol Alliance e cordas si e mi, New Cristal)
RJ – tensão mista (bordões em tensão alta e primas em tensão média

Outras particularidades sobre nomenclatura dos modelos Savarez para violão nylon

Como em quase todas as regras, há exceções. Da mesma maneira, na Savarez também há alguns casos de nomes que não seguem inteiramente o que expusemos. Entretanto, são exceções, ou seja, com a informação até aqui, você já resolve a maioria dos modelos.

1 – Os Modelos Savarez Tradicional 520

Como citamos anteriormente, esse é o modelo mais antigo da marca. Ele tem baixos e primas Tradicional. Receberam o número de identificação 520 porém as primas não recebem letra específica. A cor da embalagem original deu nome que a Savarez utiliza para identificar tensões. Os pacotes amarelos (Joune em francês) eram tensão alta (J) já os os vermelhos (Rouge em francês), eram tensão média (R).

Cordas para violão nylon Savarez

Quando lançaram as cordas New Cristal, elas foram desenvolvidas com mais flexibilidade e tensões menores. Entretanto,  “roubaram” a nomenclatura atual explicada acima. Assim nos modelos Tradicional 520 por serem mais densos, o Rouge (R)  passou a ser tensão alta e o J (Jaune), tensão extra-alta como vem descrito nas embalagens.

Daí vem os dois modelos tradicionais 520R e 520J. Além disso, há ainda um ponto mais controverso no caso dos modelos 520R e 520J. As embalagens trazem a especificação de tensão alta e extra-alta. Contudo, no site da própria Savarez, a citação do modelo 520R é tensão média e o 520J é tensão alta.

Na linha 520 há também o modelo 520B (Blanc – branco em francês) em tensão baixa e o modelo 520F que é o como o 520R mas com a terceira corda revestida em bronze banhado em prata.

Savarez Tradicional violão nylon

2 – Modelos New Cristal 570

Foram os primeiros modelos apresentados pela Savarez contendo as primas New Cristal. Nesses modelo, o número 570 não serve de guia para os bordões.  São eles:

  • New Cristal 570CR – primas New Cristal (C), os bordões são Tradicional em tensão média (R).
  • New Cristal Soloist  570CS – primas New Cristal (C). Porém, nesse modelo a tensão alta é identificada por S de Soloist (como o pacote é amarelo, facilita pra saber que é tensão alta). Isso ocorre porque foi o primeiro com primas New Crsital e foi lançado em tensão alta para atender violonistas eruditos. Posteriormente, vieram os outros modelos New Cristal. No entanto, a fábrica manteve a nomenclatura original do New Cristal Soloist 570CS. Os bordões são Tradicional, porém, com um pouco mais de brilho tornado-se mais semelhante aos HT Classic. Por isso, esse modelo vem se tornando obsoleto e gradativamente substituído pelo 540CJ.

3 – O significado da letra H

A letra H aparece em alguns modelos Cantiga e Cantiga Premium. Indica presença de baixos polished (polidos – semi-flat).

São baixos de caráter mais abafado. Há valorização da nota fundamental e menos harmônicos secundários evidentes. Portanto, funcionam melhor em violões eletroacústicos. Por serem semiflat, não produzem ruído nas mudanças de posição da mão esquerda.

Por exemplo, o 510CJH – seria baixo Cantiga (510) polido (H), primas New Cristal (C), tensão alta (J).

4 – A ausência da letra A nos modelos  Alliance HT Classic 540J e 540R

Os modelos Alliance HT Classic foram os primeiros modelos da Savarez com primas em fluorcarbono. Seguiram a mesma lógica que demonstramos no modelo 570CS de manter tradição. Portanto,  não aparece a letra A (Alliance) no código nos modelos em tensão alta, e média ficando apenas 540J e 540R. Entretanto, no modelo em tensão mista, que é mais recente, ela foi colocada 540ARJ.

Savarez Alliance violão nylon (fluorcarbono)

5 – Nomenclaturas especiais

Por fim, ainda temos modelos especiais possuem nomenclatura própria em situações específicas.

Por exemplo, citaremos o modelo Tomatito (identificado pela letra T) para violão flamenco. Savarez desenvolveu essas cordas em parceria com  José Fernandez Torres (Tomatito).  Desta forma, o código de identificação é T50J (tensão alta) e T50R (tensão média).

Savarez Tomatito T50J violão Flamenco

Por fim, agora você adquiriu informação suficiente para identificar os principais modelos Savarez violão nylon. Quer testar algum dos modelos Savarez? Visite nossa loja virtual e compre com pronta entrega para todo Brasil.

One thought on “Encordoamentos Savarez para violão nylon – aprenda modelos e seus nomes aqui!

  1. George disse:

    Excelente explicação.

Deixe um comentário