Dicas

Quais os tipos de cordas de violão e como escolher o ideal?

tipos de corda de violão

Cada violonista tem seu estilo e maneira de tocar. Por isso, para conseguir o som desejado é muito importante ter o instrumento e os acessórios adequados. Assim, conhecer os tipos de corda de violão é fundamental para saber qual o mais indicado para o que se pretende tocar.

Na hora de comprar as cordas, é importante levar em consideração o material usado na sua composição, a qualidade do produto e o preço também. Esses fatores fazem a diferença para que seja possível chegar ao melhor som com o seu violão, dentro do valor que planeja investir.

Para ajudar na hora da escolha, reunimos algumas informações importantes que precisam ser levadas em consideração. Continue a leitura e confira.

Como é a composição das cordas de violão?

Cada kit de encordoamento para violão tem dois tipos de corda. São elas as planas — denominadas primas — e as enroladas, com revestimento — chamadas de bordões ou baixos. As primas são três primeiras cordas do violão. Na maioria das vezes são planas, mas há alguns jogos que apresentam a terceira corda revestida. As cordas planas não apresentam o filamento externo, por isso, elas são mais lisas e finas, o que resulta nos sons mais agudos.

No caso das cordas enroladas (os bordões), que são as três últimas, existe um núcleo, que é a parte interna. Essa parte pode ser feita de materiais como aço ou nylon. Além disso, as cordas são envolvidas externamente por filamentos, que podem ser de aço, seda, cobre, bronze, prata ou outros materiais. Isso faz com que elas fiquem mais espessas e os sons emitidos sejam mais graves.

Quais são os materiais usados?

As cordas para violão podem ser produzidas em diferentes materiais como aço, nylon, níquel, prata, cobre, bronze, bronze/fósforo e latão. Contudo, de maneira geral, a primeira diferença marcante é saber se o material predominante é o aço ou nylon. Entenda melhor sobre as características desses materiais.

Cordas de aço para violão

As cordas de aço têm um som mais metálico, estridente e agudo, o que é ótimo para quem deseja bastante volume e potência. Nesses tipos de corda para violão, o núcleo também é de aço.

Assim, são cordas muito adequadas para músicos que desejam executar bases marcantes, em gêneros como rock n’ roll, pop rock, sertanejo, entre outros. Elas também são ótimas para quem quer fazer solos.

Os violões para esse tipo de corda podem, inclusive, ter uma construção que facilita o acesso às casas mais agudas, para favorecer a execução dos solos.

As cordas de aço mantêm um pouco mais a afinação do que as de nylon, porém, por serem mais duras, podem machucar os dedos. Normalmente elas são mais recomendadas para músicos que já tenham alguma experiência, por causarem um pouco de dor nas pontas dos dedos. Também é comum os violonistas utilizarem palheta para cordas feitas nesse material.

Cordas de nylon para violão

Os violões com cordas de nylon têm o som mais aveludado e suave. Nesses tipos de corda para violão, o núcleo também é feito em múltiplos finos filamentos de nylon. São excelentes para quem deseja fazer dedilhados e tocar gêneros como MPB, samba, bossa-nova, baladas e principalmente aos violonistas eruditos (violão clássico), que motivaram originalmente o desenvolvimento desses modelos de corda.

O toque das cordas de nylon é mais macio, o que faz com que geralmente os violonistas prefiram usar os próprios dedos em vez da palheta. Existem músicos que deixam as unhas dos dedos da mão direita compridas, para que sejam usadas em dedilhados também.

Esse tipo de corda para violão também é muito recomendado para os iniciantes. Isso porque elas não machucam tanto os dedos e são mais leves. Por outro lado, são utilizadas por concertistas profissionais de alta performance, com nível máximo de exigência em qualidade sonora. A afinação tende a levar mais tempo para estabilizar, quando comparadas às cordas de aço.

Cordas de novos materiais para violão

Atualmente, novos materiais para as primas estão sendo desenvolvidos e utilizados. São exemplos as ligas mistas de nylon e carbono, flourocarbono e titânio, dentre outros. Essas cordas são geralmente mais finas, mais tensas, produzem sons com mais sustentação e com timbre caracteristicamente mais brilhante quando comparadas às cordas de nylon tradicional. Porém, são mais rígidas, podendo trazer dificuldade técnica a violonistas iniciantes.

Por fim, ainda há conjuntos que misturam cordas de diferentes materiais em um mesmo jogo. Esse kits são chamados de jogos híbridos.

Qual o melhor calibre e tensão para as cordas?

O calibre e a tensão das cordas do violão também precisam ser considerados. Esses aspectos interferem diretamente no som que será emitido pelo instrumento.

Dessa maneira, as cordas de aço apresentam variação de calibre, de modo que as mais espessas têm maior durabilidade e apresentam o som mais encorpado e presente. É interessante para gêneros que precisam de sons bem cheios, com ênfase nas notas mais graves.

Entretanto, os violonistas que buscam sons mais leves, com acentuação nas notas agudas, ou que precisam de cordas que permitam agilidade ao tocar, podem se identificar mais com cordas de calibre menor. Contudo, elas tendem a arrebentar em menos tempo.

Nesse sentido, as cordas médias são interessantes para as pessoas que gostam de tocar com peso e agilidade. Também são uma opção válida para quem não busca nada tão marcado. Elas permitem uma boa transição entre diferentes tipos de som.

Os calibres e tensões mais comuns dos conjuntos de cordas de aço são:

  • Extra light: .010 .014 .023 .030 .039 .047
  • Custom light: .011 .015 .023 .032 .042 .052
  • Light: .012 .016 .025 .032 .042 .054
  • Medium: .013 .017 .026 .035 .045 .056
  • Heavy: .014 .018 .027 .039 .049 .059

No caso dos violões que usam cordas de nylon, é necessário observar a tensão mais adequada. Isso é referente à força que a corda exerce nos pontos de fixação no violão, ou seja, na ponte e nas tarraxas.

A nomenclatura das tensões mais utilizadas para encordoamentos de nylon são:

  • baixa, leve, low tension, light;
  • média, medium tensioin, standart, normal. normale, NT, mittel;
  • Alta, high tension, forte, heavy, HT, stark;
  • extra-alta, extra-hard, super-alta.

Assim, tensões mais baixas emitem sons mais graves, encorpados e opacos. Para quem busca um som médio, com bom equilíbrio entre graves e agudos, o ajuste também é médio. As tensões mais altas emitem uma sonoridade mais aguda e brilhante. Já os músicos que procuram agudos bem destacados, altos e metálicos, podem optar pela tensão extra-alta.

É importante observar que os conceitos de tensão baixa, média, alta e extra-alta devem ser utilizados para comparar apenas modelos de encordoamentos de uma mesma marca. Ao comparar marcas diferentes, é preciso analisar os valores reais absolutos de peso, que estão especificados em cada corda do fabricante. Assim, cordas de tensão média de fabricantes diferentes, por exemplo, não terão necessariamente a mesma tensão.

Como escolher os melhores tipos de corda de violão?

Na verdade não há “a” melhor corda mas, sim, aquela que se adapta melhor ao instrumento e às necessidades do instrumentista. Antes de escolher o modelo mais adequado para as cordas, é importante observar quais as características do violão em que elas serão colocadas. Isso porque cada instrumento tem a sua estrutura e, por isso, o tipo de corda ideal.

Assim, colocar cordas incorretas para o violão pode provocar danos em sua estrutura, que muitas vezes são irreversíveis. Isso se deve ao fato de cada violão ter uma construção diferente, que é específica para a tensão que será exercida pelas cordas.

Por esse motivo, expor o instrumento a mais ou menos tensão pode curvar a madeira e deteriorar as suas partes menores. Portanto, é importante respeitar a natureza de cada violão.

Na hora da escolha, é necessário observar o timbre desejado, o seu perfil e se o objetivo é estudar ou usar o instrumento profissionalmente. Pessoas que pretendem apenas estudar em casa ou que vão começar a aprender a tocar violão podem usar cordas mais simples.

No caso dos músicos profissionais, é preciso ter um padrão de qualidade e durabilidade que atenderá suas necessidades no palco ou nas gravações.

Porém, ainda que a intenção seja apenas de aprender a tocar o instrumento por lazer, é recomendado buscar cordas com mais qualidade, para explorar timbres e desenvolver a sensibilidade da audição. Ademais, isso garante que elas tenham uma vida útil maior.

Como você pôde perceber, escolher o tipo de corda de violão mais adequado faz toda a diferença para alcançar o timbre desejado e, também, o conforto necessário para tocar com fluidez. Assim, é importante observar os pontos que destacamos aqui e avaliar qual a melhor opção para o seu caso.

Na hora de comprar e comparar os tipos de corda para violão, é fundamental escolher uma loja confiável, que disponibilize produtos de qualidade e suporte especializado, como a Encorda. Isso permite que você consiga os melhores acessórios e crie seu som com qualidade e originalidade. Acesse nosso site e confira todos os nossos produtos!

 

2 thoughts on “Quais os tipos de cordas de violão e como escolher o ideal?

  1. Fernando Quinteiros disse:

    Boa tarde! Gostei muito de toda a matéria e os exemplos citados. Tenho um violão de 12 cordas e estou tendo muita dificuldade de toca-lo.
    Já toco razoavelmente violão de cordas de nylon mais a estrutura do de 12 cordas é um pouco diferente. O fator principal são as cordas de aço. Sei que merece mais tempo para adaptação e isto só se consegue com a prática. Mas tenho uma dúvida.
    Existem cordas de nylon para violão de 12 cordas? Posso efetuar a troca? Se trocar, o som do instrumento fica comprometido?

    Agradeço a atenção e parabéns pela matéria.

    Att.
    Fernando Quinteiros: fquinteiros@gmail.com

    1. Rogério Schmidt disse:

      Olá Fernando.
      Gratos pelo seu retorno.
      Violão de doze cordas nylon com cordas duplas como o doze cordas aço não é encontrado habitualmente.
      Seria um desafio de construção a um luthier experiente. Inclusive teria de estudar sobre quais cordas utilizar.
      Trocar as cordas em seu violão de aço para cordas de nylon poderia ser uma opção inicial. Mas também dependeria de ajustes por luthier experiente e de uma boa pensada de como montar o jogo de cordas.
      Se for de seu interesse, podemos sugerir opções.

Deixe um comentário