Dicas

Saiba como afinar um violino de diferentes formas!

como afinar um violino

Saber como afinar um violino, para os iniciantes, é algo um pouco cruel. Eles são os que mais precisam ser expostos a sons precisos e afinados, mas são também aqueles para quem afinar instrumentos de corda constitui o principal desafio.

Há técnicas mais e menos difíceis de afinação desse instrumento. Em todas elas, você vai precisar aprender alguns “macetes”. Nas mais difíceis, porém, vai ser necessário também um bom ouvido musical.

Leia até o fim e veja quais são as principais maneiras de afinar um violino e o passo a passo para realizar esse procedimento da forma correta.

Qual é a afinação padrão de um violino?

Do grave para o agudo, a afinação do violino é Sol – Ré – Lá – Mi. Isso significa que cada uma dessas cordas, ao ser tocada solta, deve produzir o som que lhe dá nome.

A distância entre cada corda é um intervalo de uma quinta, o que significa dizer que cada uma delas está a 5 notas de distância da próxima. Você pode verificar isso contando as notas entre as duas cordas e somando a elas, do Sol ao Ré (Sol, Lá, Si, Dó e Ré, cinco notas), por exemplo.

Essa proporção que se mantém entre todas as cordas é um facilitador para afinar o violino. Outros instrumentos, como o violão, são afinados mesclando intervalos de quartas e terças, o que dificulta muito a memorização dos intervalos necessários para afinar.

Raríssimas são as pessoas que conseguem identificar as notas apenas ao ouvi-las. Todas as outras (incluindo a quase totalidade dos músicos profissionais) precisa de uma ajuda externa para afinar seu instrumento.

Por que é importante saber afinar um violino?

O desenvolvimento do ouvido humano para a música é possível graças à repetição e memorização dos sons. Em outras palavras, um ouvido desenvolvido, quase sempre, é aquele que já foi muito exigido na prática musical diária.

Então, se você não afina corretamente as cordas, vai apresentar maiores dificuldades para memorizar esses sons, o que pode atrasar o seu desenvolvimento. Além disso, não importa quanto você treine a sua execução. Um instrumento desafinado sempre vai apresentar som desagradável, mesmo para pessoas completamente leigas em música.

É preciso encarar o desafio de aprender a afinar sozinho o seu instrumento, já que as cordas desafinam com facilidade e o seu professor pode não estar por perto quando isso acontecer.

Como afinar um violino de diferentes formas?

Como dissemos, quase ninguém é capaz de afinar um instrumento musical sem uma referência externa do som das notas. Abaixo, organizamos os métodos para se afinar um violino em ordem crescente de dificuldade.

Em quase todas elas é utilizada alguma fonte sonora para servir de referência. Recomendamos que você comece pelos métodos mais fáceis, mas experimente os mais difíceis no futuro. Eles também ajudam a desenvolver o seu ouvido musical.

Usando o afinador

Os afinadores são relativamente baratos e podem ser comprados pela internet ou em qualquer loja de música. Eles variam conforme sua durabilidade e precisão da afinação, mas, via de regra, até o menos preciso entre eles afina corretamente.

Podem ser de 2 tipos:

  • pressão ou contato – captam o som do violino quando conectados e fixados na sua superfície de madeira.
  • microfones – possuem um microfone interno que capta o som das notas e as identifica.

O processo é simples: se o afinador for de pressão, encaixe-o no violino. Se não for, basta chegá-lo próximo do instrumento.

Toque a corda que deseja afinar e gire a cravelha até que a tela do afinador mostre o símbolo correspondente a cada nota (Sol, Ré, Lá e Mi têm como símbolos G, D, A e E, respectivamente). Certifique-se de que o símbolo sustenido (#) não apareça na frente das notas, ou a sua afinação ficará incorreta.

como afinar o violino

Usando outro instrumento

Para afinar o violino usando outros instrumentos, recomendamos que você lance mão de um violão , piano (teclado). É necessário saber localizar as notas das cordas do violino nesses instrumentos.

O processo consiste em tocar cada uma delas (de novo: Sol, Ré, Lá e Mi) no piano ou violão e conferir com as cordas soltas do violino, girando as cravelhas para corrigir as diferenças.

Usando aplicativos ou sites

Os aplicativos e sites que são utilizados para afinar o violino simulam a experiência de se usar um afinador. Então, você vai perceber, tão logo baixe um desses aplicativos, que as dicas que demos sobre afinadores aplicam-se exatamente a eles também.

Apenas tenha cuidado com imperfeições, porque o processador de smartphones, tablets e computadores não responde tão bem a tarefas com um nível de precisão tão alto, o que pode prejudicar a precisão da afinação.

Usando o ouvido

Esse método é difícil e tem uma desvantagem: ele toma uma referência relativa de afinação, já que as cordas são afinadas entre si, mas não necessariamente em um padrão universal (conhecido como Lá 440 Hertz).

Para afinar o violino, usa-se a corda Lá como referência, tocando-a junto da corda Mi. Para isso, seu ouvido deve estar apto a reconhecer quando uma quinta está desafinada (as 2 notas formam uma quinta, como explicamos acima).

Depois, basta repetir o procedimento, sempre dividindo as cordas em grupos de duas: após o grupo Lá e Mi, faça com Lá e Ré e, por último, Ré e Sol.

Usando um diapasão

O diapasão é um objeto que, se percutido contra uma superfície qualquer, emite o som da nota Lá 440 Hertz, que é utilizada como padrão para as afinações. Ele é usado para afinar a corda Lá do violino que, por sua vez, serve de base para afinar as outras de ouvido.

Ou seja, o diapasão é uma forma de tornar a afinação de ouvido mais precisa, partindo de um ponto absoluto e não relativo.

Qual a importância de usar cordas de qualidade?

Manter um instrumento afinado passa por comprar cordas de boa qualidade. Elas influenciam no som do violino, garantindo que, uma vez afinado, ele se mantenha estável por muito mais tempo.

Se quiser superar as dificuldades de saber como afinar o violino, recomendamos que dê uma olhada nas opções de cordas no nosso site. Lá, você tem a certeza de comprar as melhores marcas, que mais prezam pela afinação e conforto ao tocar!

 

Assista a um vídeo ditático onde Gabriel Vieira dá explicação de como afinar seu violino de forma simplificada.

 

2 thoughts on “Saiba como afinar um violino de diferentes formas!

  1. Roberto disse:

    Parabéns por este comentário.

    1. Tiago Alves disse:

      Muito bom, excelente artigo para todos que amam o violino iniciantes ou não, que continua sendo um instrumento complexo e sensível depois de séculos.

Deixe um comentário