Música, Rogério Schmidt

O que faz um luthier e qual a sua importância para os dias atuais?

o que faz um luthier

Não são poucos os iniciantes no aprendizado de instrumentos musicais que não sabem o que faz um luthier. No entanto, acredite, quanto mais você se aprofundar no mundo da música, mais vai ter contato com esse profissional.

O luthier é quem fabrica, ajusta e conserta instrumentos musicais. Sua profissão, como veremos, é incrivelmente antiga, embora um pouco desconhecida nos dias de hoje. São esses profissionais que empregam sua técnica e seu refinamento nos cuidados com os instrumentos musicais, sendo que alguns luthiers são quase celebridades entre os músicos.

Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre a curiosa profissão de luthieria, sua importância, origem e outras curiosidades!

O que faz um luthier?

Empregando técnicas tão diversas quanto as de marcenaria, física, química e acústica, o luthier fabrica, conserta e ajusta os mais variados instrumentos musicais.

Cada um deles é especialista em um determinado grupo de instrumentos musicais: alguns realizam trabalhos com violões e guitarras, outros com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos acústicos; há luthiers de pianos e teclados, percussão e outros.

O luthier que faz consertos não necessariamente fabrica instrumentos musicais, e vice-versa. Então, é necessário informar-se sobra a natureza do trabalho do profissional, antes de procurá-lo.

Qual é a sua origem dessa profissão?

O termo “luthier” é de origem francesa, e designava os construtores de um antigo instrumento denominado alaúde (que em francês se diz lute, daí a origem do termo).

Os primeiros registros da profissão são do século XVIII, embora se acredita que ela possa ser ainda mais antiga. O luthier mais famoso de que se tem notícia é Antônio Giacomo Stradivari, criador dos violinos Stradivarius, que hoje valem milhares (alguns até milhões) de dólares.

Qual a sua importância nos dias de hoje?

A vida do músico se tornou muito agitada nos dias atuais. Em um mesmo dia, ele pode chegar a dar aulas, fazer shows e ensaios em diferentes locais de sua cidade.

O transporte do instrumento e as intempéries causam problemas na tensão dos violinos e violões, por exemplo. Há casos mais graves em que o instrumento sofre quedas e tem sua madeira e outras partes danificadas.

Por todos esses motivos, músicos profissionais não passam muito tempo sem visitar um bom luthier. Os violonistas e guitarristas, por exemplo, costumam regular seus instrumentos e trocar as cordas a cada 3 meses. E o profissional que realiza esses serviços é o luthier.

Cada instrumento tem necessidades específicas, portanto, é difícil afirmar quando você deve levá-lo ao luthier. Nossa dica, portanto, é que você procure esse profissional pela primeira vez, se ainda não o fez. Ele vai saber orientá-lo sobre o estado atual do seu instrumento e dizer quando você deve fazer uma nova visita.

Agora que você sabe o que faz um luthier, certamente percebeu que a importância do seu trabalho é inestimável, tanto para os músicos profissionais quanto para aqueles que tocam por hobby, não é mesmo? Portanto, não hesite em procurá-lo com periodicidade.

Quer deixar algumas dicas para quem ainda não foi ao luthier? Tem alguma experiência interessante com esse profissional e gostaria de compartilhar? Deixe um comentário no post!

3 thoughts on “O que faz um luthier e qual a sua importância para os dias atuais?

  1. Guaraci b dos santos disse:

    Muito bom , porém e bom lembrar que um bom luthier deve ter pelo menos 20 anos de profissão ,e ter auto nível de segacidade

    1. Rogério Schmidt disse:

      Gratos por sua contribuição. Você como profissional da área sabe que tempo de serviço (que é muito relativo, pensar apenas em número de anos seria um pouco simplista) é um dos critérios importantes para garantir qualidade. Mas certamente, é apenas um entre muitos outros que qualificam e certificam um profissional em qualquer área de atuação. Assim fosse, jamais teríamos novos talentos, ou indivíduos com grande velocidade e capacidade de aprendizado, com trabalhos de excelente apreciação e de impecável qualidade. Há muitos exemplos por aí. Abraço e seja bem-vindo.

  2. jorge antonio de oliveira passos disse:

    lindo trabalho, eu igual milhoes de pessoas, apaixonado pelo violao, adoria ver a construçao de um violao, eu tenho dois e não vendo por preço algum, toco minhas musicas preferidas, amo demais musica, tenho um teclado, porem meu amor maio e o violao

Deixe um comentário