Música, Rogério Schmidt

Você sabe quanto tempo demora para aprender a tocar violão? Descubra!

quanto tempo demora para aprender a tocar violão

A maioria das pessoas que deseja ingressar no meio musical tem dúvida sobre quanto tempo demora para aprender a tocar violão. É importante destacar que o tempo necessário para conseguir fluidez com o instrumento é individual, porém, é possível ter uma previsão média do que se consegue fazer em cada etapa do aprendizado.

Assim, a maneira como você estuda, seu objetivo e o quanto consegue se dedicar aos exercícios são fatores que determinam o tempo que levará até que os resultados sejam percebidos.

Este post traz informações sobre como é o aprendizado do violão em cada etapa. Se você quer entender melhor como isso funciona, continue a leitura!

3 meses

As primeiras aulas são sempre mais difíceis. Você sente dificuldade em manusear o instrumento, o toque nas cordas pode machucar os dedos e não se tem muita agilidade para montar os acordes e encontrar as notas certas.

Com 3 meses de estudos, é possível fazer alguns acordes básicos e até tocar algumas músicas em que eles apareçam. Porém, nessa fase, mais importante do que acumular repertório é se familiarizar com o vocabulário, compreender a lógica por trás do instrumento e prestar atenção nas músicas que ouvir.

Quando a pessoa já tem alguma vivência anterior com a música, a sua desenvoltura com o violão tende a ser melhor. Essa é uma das variáveis que dificulta a definição de quanto tempo demora para aprender a tocar violão.

Nesse sentido, aqueles que já tiveram algum contato anterior, como tocar outro instrumento, ter alguma pessoa próxima que também toque ou que tenham o hábito de assistir a vídeos que mostrem a execução das músicas, podem conseguir resultados mais rápidos. A dica é sempre observar a forma como os músicos profissionais tocam para buscar referências.

6 meses

Em 6 meses já é possível tocar músicas um pouco mais complexas, além de fazer as famosas pestanas. A habilidade parar tocar ritmos diferentes também melhora, o que abre o leque de músicas a serem tocadas.

Nesse momento, em que já é possível tocar muitas músicas mais simples e fazer ritmos diferentes, algumas pessoas se acomodam e param de se desafiar. Se a intenção é evoluir e conseguir tocar cada vez melhor, é importante sempre buscar aprender coisas novas e que tirem você da sua zona de conforto.

1 ano

Após 1 ano de estudos e dedicação, é possível tocar músicas mais complexas com mais desenvoltura. Nessa etapa, os dedos já estão bem familiarizados com o instrumento, as músicas soam com naturalidade e são aprendidas com mais facilidade.

É importante reforçar que a rotina de exercícios não deve ser abandonada depois do primeiro ano. Se a sua intenção é continuar a evoluir, os estudos nunca devem ser deixados de lado. Nesse sentido, por mais experientes que os músicos sejam, eles nunca param de aprender.

Como vimos, não é possível definir com precisão quanto tempo demora para aprender a tocar violão. O que se espera em cada etapa é apenas uma média, que pode variar de acordo com a dedicação de cada um. É recomendado sempre fazer aulas com um bom professor e manter a rotina de estudos por conta própria também, pois isso é muito importante para trazer mais habilidade e acelerar o aprendizado.

O cuidado com o seu instrumento também é muito importante. Baixe gratuitamente este e-book que ensina como trocar as cordas do violão em 4 passos.

One thought on “Você sabe quanto tempo demora para aprender a tocar violão? Descubra!

  1. Malcolm Marriel sabino disse:

    Gostei do resultado foi assim que está acontecendo com nigo

Deixe um comentário