Se você quer ter um refinamento profundo no estudo buscando maior segurança e musicalidade ao tocar guitarra, é fundamental desenvolver a habilidade do solfejo.
Para esse fim, seguem dicas conceituais importantes e um estudo dirigido em quatro passos para você praticar solfejo com a guitarra.
Solfejo – conceito e importância
Solfejar consiste em cantar elementos musicais (melodias, escalas, arpejos, etc..), ora com onomatopeias, ora com o nome das notas.
Há também, por outro lado, o solfejo “rezado”, que não envolve a altura, mas apenas, o ritmo e o nome das notas.
Solfejo é um importante instrumento de comunicação musical, pois, as inflexões da voz comunicam muitos detalhes de maneira simples e direta, algo que em muitos instrumentos exige muito refinamento técnico.
Em suma, o solfejo é uma ferramenta poderosa em apoio ao entendimento dos conteúdos musicais e também um recurso potente de reforço para a memória.
Praticando solfejo com a guitarra – QUATRO PASSOS
A prática de solfejo pode pode ser feita com ou sem a partitura. Assim, a leitura musical, apesar de ser um fundamento essencial a qualquer músico, não impede você de desenvolver solfejo.
PRIMEIRO PASSO: solfejo com a escala maior
Uma boa maneira de começar é utilizar a escala maior em sentido ascendente e descendente. Inicialmente, basta imitar simultaneamente as notas que estão sendo executadas na guitarra. Por exemplo, podemos utilizar a escala de Dó maior.
SEGUNDO PASSO: pedal point
O próximo passo pode ser a escala em pedal point. Isso ajuda a aprofundar as relações entre a tônica e as demais notas da escala. Recordando que a tônica ou fundamental, trata-se da primeira nota de uma escala que, consequentemente, dá nome a mesma.
Assim, utilizar pedal point é repetir a nota fundamental de forma intercalada com as outras notas da escala como demonstrado na imagem abaixo.
Depois de uma de alguns dias de prática, o solfejo pode ser feito intercalando imitação com apoio (notas tocadas na guitarra) e sem apoio.
TERCEIRO PASSO: solfejo com as tríades do campo harmônico
Nesse passo, deve-se solfejar apenas com o apoio do acorde executados pela guitarra. Então, toque o acorde e cante as notas que o compõe:
- fundamental (F)
- terça (3)
- quinta (5)
Pode-se, por exemplo, iniciar com a tríade de dó maior e, posteriormente, pratique com as tríades do campo harmônico de dó maior.
Explore ainda diferentes ordens:
- F – 3 – 5
- F – 5 – 3
- 3 – 5 – F
- 3 – F – 5
- 5 – F -3
- 5 – 3 – F
Neste momento do estudo, pratique com os olhos fechados imaginando o braço da guitarra, principalmente a casa onde a nota está sendo tocada. O mesmo deve ser feito com a partitura. Esse procedimento irá estabelecer uma relação profunda entre as imagens (braço e partitura) e o som, facilitando cada vez mais a evocação das notas pela memória potencializando a percepção e consequente execução, tanto vocal quanto instrumental.
QUARTO PASSO: solfejo com progressões na guitarra
Outro exercício bem divertido é solfejar sobre progressões. Escolha uma progressão de harmonia e selecione notas pertencentes aos acordes. Por sugestão, utilizar inicialmente uma progressão harmônica que inicie na tônica, passe por um acorde subdominante, após um dominante e finalize no acorde de tônica. Por exemplo, em dó maior, de forma simplificada, seriam os seguintes acordes:
- Tônica: C Maior
- Subdominante: F Maior ou D menor
- Dominate: G7
Em um primeiro momento, busque o caminho mais curto, evitando saltos. Ou seja, procure utilizar notas que se movimentem por graus conjuntos (intervalos diatônicos) para compor sua melodia e preferencialmente, uma nota por acorde.
No exemplo abaixo, criei uma melodia com as notas mi (terça de dó maior), fá (terça de ré maior e sétima de G7) e finalizei novamente com o mi. Lembre que cada acorde desta progressão tem três notas, com exceção do G7, crie outras linhas!
Solfejo improvisado consciente
Feche os olhos, toque a progressão na guitarra e solfeje as notas que você escolher, sempre imaginando o braço do instrumento ou a partitura. Cante as notas pelo nome, obedecendo as suas alturas.
Bons estudos!!!
Para se manter informado e aprender muito mais sobre música, assine a nossa Newsletter agora!
Segue uma vídeo aula com demonstração dos quatro passos descritos.