Saber como escolher uma espaleira para violino não tem a ver apenas com aspectos das técnicas de execução do instrumento ou sua sonoridade. É algo fundamental para a saúde do músico ao longo dos anos de estudo.
Profissionais ou amadores costumam se dedicar por muitas horas à execução e aperfeiçoamento técnico. Esse esforço acumulado, ao longo dos anos, se for direcionado da maneira errada, pode ocasionar lesões por esforço repetitivo.
Para que problemas como esse não aconteçam com você, escrevemos este artigo. Nele, você vai ficar sabendo qual é a função da espaleira e receber 3 dicas para comprar a sua. Leia até o fim!
Qual é a função da espaleira para violino?
A espaleira é um acessório indispensável à saúde do violinista. Trata-se de uma peça em forma de barra ondulada que, apesar de rígida, é acolchoada. Ela é instalada na extremidade do violino e acompanha perfeitamente as curvas da clavícula do instrumento.
A razão de ela existir é que é necessário diminuir o atrito entre a superfície do violino e o corpo do violinista. Esse atrito, embora não seja incômodo logo de início, costuma se tornar insuportável após algumas horas de estudos e gerar lesões ósseas ao longo dos anos.
Dicas sobre como escolher uma espaleira para violino
Então, agora que você sabe que a espaleira é importante para a saúde, postura e estudos de músicos amadores e profissionais, deve saber como escolher a sua.
Abaixo, reunimos as 3 principais dicas nesse sentido, para você adquirir o acessório adequado às suas necessidades. Como veremos, não há fórmulas prontas para escolher esse item e os critérios abaixo devem ser considerados conforme necessidades específicas.
1. Saiba as medidas da espaleira que já usa
Se você já teve o seu primeiro violino, com certeza já teve também a sua primeira espaleira. Então, se o que pretende é apenas trocar o acessório antigo por um novo, recomendamos que observe atentamente as medidas da espaleira atual.
Adaptar-se a um novo acessório demanda tempo e as espaleiras antigas, em alguns casos, são como sapatos velhos: com o tempo se moldam perfeitamente ao seu corpo.
2. Meça o violino que costuma usar
Cada pessoa vai se adaptar melhor a um tipo de espaleira e isso acontece por 2 motivos: primeiro, porque cada corpo é único e nossos ombros e clavículas podem ter medidas muito diferentes.
O segundo motivo é que também os violinos são diferentes entre si. Então, meça seu violino e tire as medidas do seu corpo. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional nesse momento.
3. Veja se ela é fixa no violino
Há muitos casos de pessoas que reclamam das espaleiras dobráveis, já que elas, sob o pretexto de promover o conforto e a adaptabilidade, têm presilhas ajustáveis ao violino. No entanto, são justamente essas presilhas que incomodam os violinistas.
Recomendamos que você adquira uma espaleira fixa que, embora demande mais cuidado na compra, é garantia de mais conforto a longo prazo.
Um acessório aparentemente insignificante como esse, na verdade, pode influenciar muito o seu aprendizado. Saber como escolher espaleira para violino é importante para a saúde, aprendizado e sonoridade do músico.
Quer ter contato com conteúdo interessante como este toda vez que ele aparecer? Então curta nossa página no Facebook e seja notificado sobre as novidades direto na sua timeline!